Terceirizar a contabilidade: Conheça 4 vantagens para sua empresa

Quer descobrir como e por que a contratação de uma empresa secundária pode ajudá-lo a tomar decisões mais corretas e enxergar com clareza a saúde financeira do seu negócio? Então, continue a leitura!

Por que terceirizar a contabilidade da sua empresa?

Na maioria das vezes, a falta de conhecimentos técnicos relacionados à administração geral e a contabilidade gerencial são os principais problemas enfrentados pelos empreendedores. Afinal, é preciso dominar tanto as análises do patrimônio bem como variações e fenômenos inerentes a atividade de qualquer organização — ou seja, tudo aquilo que compromete o capital da empresa.

Nesse contexto, ao terceirizar a contabilidade, é possível garantir o suporte eficiente e objetivo dos recursos financeiros da sua empresa. Afinal, os profissionais são treinados para oferecer detalhes importantes dos recursos disponíveis bem como relatórios gerenciais, identificar oportunidades para criação de novas receitas, entre outros fatores indispensáveis para uma gestão efetiva.

Como a terceirização pode fazer a diferença no seu negócio?

As mudanças na legislação trabalhista e a complexidade da legislação fiscal assim como o excesso de processos burocráticos e despesas adicionais são os principais responsáveis pelo desgaste na contabilidade gerencial dentro das organizações. Em virtude disso, muitos empreendedores escolhem terceirizar esse tipo de serviço, já que assim é possível ainda aprimorar as tomadas de decisões sem elevação das despesas.

Confira, a seguir, 4 benefícios de se contar com o suporte de uma empresa especializada em contabilidade.

1. Serviço eficaz

A principal vantagem da terceirização da contabilidade é o ganho na eficiência. Isso se deve ao fato de que as empresas contratadas são especialistas no assunto e, por isso, estão mais habituadas às constantes alterações na legislação trabalhista e fiscal. Portanto, empresas terceirizadas atuam de maneira mais centralizada e estão prontas para resolver problemas rotineiros de maneira mais rápida e objetiva, aumentando a eficiência da empresa.

2. Aumento de produtividade

Além da otimização de recursos e redução de processos internos, a terceirização de serviços é uma prática que permite o aumento da produtividade. Isso porque, ao invés de aplicar o tempo dos gestores em atividades alheias à atividade principal da organização, a equipe contratada poupará tempo e esforços, permitindo com que os demais colaboradores dediquem os seus esforços apenas em suas atribuições para atingir os objetivos organizacionais.

3. Economize dinheiro

As organizações que optam por transferir a responsabilidade de controlar sua saúde financeira por meio de uma contabilidade terceirizada garantem a redução de gastos com pessoal, visto que este processo interno demanda a qualificação de funcionários, pagamento de altos salários, benefícios assistenciais e, consequentemente, aumento da carga tributária.

Por outro lado, a contratação de empresa especializada incorre apenas no pagamento pelos serviços prestados. Além disso, os empreendedores podem acompanhar de perto a evolução das finanças de maneira simples e eficiente. Portanto, é uma economia interessante quando contratada de maneira eficiente, já que a assessoria contábil deve ser experiente para garantir resultados satisfatórios.

4. Não se preocupar com obrigações fiscais e trabalhistas

Para manter sua empresa ativa é preciso respeitar uma série de obrigações de caráter fiscal e trabalhista. Além de estar devidamente enquadrada na atividade econômica, definir o regime tributário e pagar os devidos impostos é indispensável atentar-se para as obrigações trabalhistas — ainda que não tenha nenhum funcionário — sob pena de multa.

A legislação brasileira está em constante movimento, especialmente em relação às obrigações contábeis. Por isso, é crucial entender todas as resoluções que estão em vigor. À vista disso, terceirizar a contabilidade é vantajoso também porque as empresas estarão melhor assessoradas e adaptadas às novas mudanças que podem comprometer o andamento das atividades bem como interferir na rotina de seus clientes.

Concluindo, terceirizar a contabilidade pode ser considerada uma estratégia eficiente, tendo em vista que poderá resultar em melhores direcionamentos para tomada de decisões. Além disso, contar com dados e informações gerenciais precisas permite uma melhor organização e otimização da saúde financeira do seu negócio. Consequentemente, pode-se estabelecer novas metas que, por sua vez, irão impactar positivamente nos rendimentos da organização.

A Pascon e Freitas realiza a terceirização de contabilidade e está disponível para sua contratação. Conheça um pouco mais de nossos serviços e agende uma consultoria agora mesmo, ligue (031) 99468-4800 ou chame a gente no WhatsApp clicando aqui.