Gestão financeira: como analisar as despesas e as receitas da forma certa

Entenda como fazer uma gestão financeira eficiente, analisando gastos e receitas da maneira certa

Gerenciar os livros, assim como analisar dados de vários relatórios diferentes, pode ser um desafio para proprietários de pequenas empresas que não possuem um diploma em contabilidade.

Aqui, você encontra a solução. Leia até o final para conferir como fazer uma gestão financeira eficiente.

Por que é importante analisar as despesas e receitas de uma empresa?

O lucro ou prejuízo de uma organização para o ano é determinado pela Declaração de Renda (DRE).

Ela mostra as receitas e as despesas da empresa, além do balanço patrimonial. A empresa tem lucro se tiver mais receitas do que despesas, ou perde dinheiro se tiver mais despesas do que receitas.

Ao analisar suas despesas e receitas, fica bem mais fácil identificar gastos desnecessários ou mesmo fontes de investimentos.

Isso ajudará você a enxugar seus custos e a identificar setores nos quais poderá aplicar seus recursos para ter mais resultados.

Leia mais: Lucro Real: Entenda o que é e como é tributado

Como analisar as despesas e receitas da forma correta?

Na gestão financeira, a análise das despesas e receitas de uma empresa pode ser feita de formas diferentes.

Contudo, um aspecto importante — o qual você precisa considerar — é a necessidade de ter rotinas adequadas para que os seus números sejam registrados adequadamente.

Isso porque é a partir dos relatórios gerados que você conseguirá realizar as suas análises.

Nesse contexto, uma forma de realizá-las é por meio de índices como análise horizontal, análise vertical,  EBITDA, margem operacional, entre outros.

Cada um desses índices dará a você informações específicas, que poderão ser úteis em contextos diferentes.

Por que é necessário ter o apoio de quem entende

Como você pode observar, fazer a análise de receitas e despesas quando se trata de gestão financeira é importante, contudo demanda o conhecimento de questões específicas, como índices adequados, de acordo com o tipo de informação que está sendo estudada e até mesmo o cenário da empresa no momento.

Sendo assim, contar com apoio de quem entende é a melhor alternativa para que você possa analisar suas despesas e receitas e extrair do seu estudo o máximo de informações, as quais possam ser aplicadas em seu dia a dia para otimizar a gestão financeira do seu negócio.