1. Descubra quais são as pendências da empresa
O primeiro e um dos principais passos para regularizar o seu cadastro como pessoa jurídica é saber, especificamente, quais são as pendências legais que tornaram o seu cadastro inapto.
De acordo com as recomendações da Receita Federal, o responsável pelo registro deve acessar o portal e-CAC e verificar sua situação fiscal, conferindo, assim, quais documentos deverão ser apresentados ao órgão regulador para solucionar suas pendências.
2. Providencie os demonstrativos e declarações em atraso
Depois de conhecer os motivos pelos quais o seu documento ficou inapto, será necessário reunir a documentação exigida, preencher as declarações necessárias e encaminhar a papelada à Receita Federal, através do próprio site da RFB.
No caso do CNPJ inapto do MEI, o próprio microempreendedor individual pode realizar a regularização
do cadastro através do site do Simples Nacional.
Agora, outras empresas optantes dos regimes tributários do Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido que possuem declarações e obrigações legais mais elaboradas, devem contar com o auxílio do seu contador ou contratar um especificamente para essa finalidade.
Leia mais: Simples Nacional: O que é e quem pode ser optante?
3. Pague os débitos e as multas em atraso
O terceiro passo será quitar seus débitos e multas junto à Receita Federal, afinal de contas, apenas quando os pagamentos forem processados, o cadastro será considerado ativo novamente.
Além dos débitos decorrentes da documentação encaminhada, a multa aplicada para entregas fora do prazo é de R$ 200,00, podendo ser maior, dependendo do tipo de empresa e situação fiscal.
No entanto, a Receita Federal oferece um desconto de até 50% se o pagamento for realizado dentro do prazo de 30 dias.
Quanto custa para regularizar um CNPJ?
Tudo depende dos valores que você deixou para trás. Isso porque, para regularizar a situação da sua empresa, será necessário quitar os débitos resultantes das declarações encaminhadas e pagar a multa aplicada pela Receita Federal por entregar a documentação legal fora do prazo.
A multa varia de acordo com o enquadramento tributário da empresa, ou seja, o optante do Simples Nacional pagará uma multa menor do que o optante do Lucro Presumido ou Lucro Real, por exemplo. Também leve em consideração o tempo em que o documento ficou inapto.
Além dos custos inerentes ao processo de regularização, caso seja do seu interesse contratar um contador especialista para auxiliar você durante o processo, também será necessário adicionar seus honorários ao cálculo.
Onde resolver problemas com o CNPJ?
Os problemas com o CNPJ podem ser resolvidos através do portal e-CAC ou diretamente em uma unidade física da Receita Federal, mediante agendamento de atendimento pela internet.
Caso opte por comparecer pessoalmente à uma unidade da Receita, certifique-se de ter em mãos toda a documentação necessária.
Como reativar um CNPJ inativo?
O documento é considerado inativo quando a empresa não faz nenhuma movimentação pelo prazo de 30 dias, ou seja, não realiza qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira. Assim, para reativar seu cadastro, basta realizar qualquer uma das atividades citadas.
O CNPJ inativo não configura nenhuma das situações cadastrais mencionadas, portanto, caso a empresa continue cumprindo com suas obrigações legais durante o período de inatividade, não há motivos para se preocupar.