O MEI (Microempreendedor Individual) foi criado para simplificar a vida dos pequenos empreendedores em termos de praticidade para atuar e também para lidar com a estrutura burocrática do seu próprio negócio.
Entretanto, mesmo essas empresas que possuem esse tipo de auxílio ainda precisam de um contador, ao contrário do que muita gente pensa.
Neste conteúdo nós iremos falar sobre essa grande importância do contador para a MEI, possibilitando assim que os pequenos empresários possam entender o que faz esse profissional ser necessário.
Qual a importância da contabilidade para o MEI?
Atualmente, nós temos mais de 12 milhões de MEIs no país, sendo que esse número cresce de maneira acelerada ano após ano. São centenas de milhares de empreendedores que saem da informalidade e começam a empreender de maneira regulamentada.
Isso acontece principalmente porque há a possibilidade de receber uma série de benefícios ao mesmo tempo em que se pagam pouquíssimos impostos.
Todavia, não há como pedir para que um empresário pare tudo o que está fazendo para que comece a atuar apenas com a contabilidade. Isso é algo irreal. Ele precisa obter o apoio para exercer sua função da melhor maneira possível.
Sem esse apoio o pequeno empreendedor fica à mercê da legislação, correndo o risco de sofrer com multas e outras penalidades.
Isso inicialmente já é suficiente para mostrar de maneira sucinta como o profissional de contabilidade é importantíssimo para a MEI, visto que ele é capaz de promover maior segurança contábil e liberdade para que o empresário possa se dedicar plenamente ao desempenho das suas funções.
Mas que tal nos aprofundarmos um pouco mais na contabilidade para esse tipo de empresa?
Como é feita a contabilidade nas empresas MEI?
A contabilidade é fundamental para os mais diversos serviços dentro de uma empresa MEI, como por exemplo:
abertura e encerramento da MEI;
sincroniza e verifica o DAS em dia;
escrituração contábil;
apuração do IRPF.
Outro ponto muito importante e que precisa ser ressaltado a respeito dos serviços contábeis prestados para empresas MEI é o fato de que eles são capazes de trazer informações reais e super transparentes a respeito das contas da empresa, de modo que o dono possa tomar decisões mais inteligentes.
Mesmo que algo básico, ter demonstrações contábeis a respeito do que acontece com o capital da sua empresa é um ponto-chave para que o negócio possa crescer. Afinal, sem controle financeiro o crescimento é impossível!
Leia também: Regime de competência: Gestão eficiente para sua empresa
Como a tributação para MEI funciona?
O Microempreendedor Individual é uma categoria que cobra ao dono da empresa não ter nenhum tipo de participação em outras empresas, além de possui no máximo um faturamento de R$81 mil anuais (ano de 2020).
Isso deve ser comprovado com uma Declaração Anual Simplificada do MEI – DASN-SIMEI no último dia de maio de cada ano.
O MEI também é isento do imposto do IRPJ, embora tenha de declarar os impostos sobre sua Pessoa Física caso os seus rendimentos sejam maiores do que R$1.903,98.
A Receita também dá uma isenção a porcentagens específicas do faturamento dos negócios, sendo que isso segue os seguintes percentuais:
indústria e comércio: 8%;
transporte de passageiros: 16%;
serviços: 32%.
Por exemplo, se um MEI de serviços faturou R $50 mil no ano, 32% desse valor será isento do IRPF.
Eu já posso cuidar da contabilidade da minha própria MEI?
Claro, este conteúdo teve como o seu principal objetivo te instruir a respeito de tudo aquilo que envolve uma MEI, além de lhe mostrar como mesmo sendo simples, a estrutura da MEI pode ser difícil de se lidar em alguns casos.
A recomendação aqui é de que você procure por um profissional para cuidar da sua MEI, para que dessa forma não corra riscos de ser multado ou venha a sofrer de alguma outra maneira.
Quanto maior for o seu cuidado nesse aspecto, maior será a chance de que as finanças da sua MEI estejam sempre bem.
Além disso, ao terceirizar a contabilidade da sua empresa lhe sobrará mais tempo para cuidar da parte na qual você já possui um amplo conhecimento, facilitando assim todo o processo.
Conheça a Pascon e Freitas
A Pascon & Freitas foi criada com a parceria de profissionais com grande experiência em processos gerenciais e contábeis. A empresa tem profissionais graduados e especializados nas áreas Contábil, de Pessoas, Comercial, Administrativa e Financeira. Estamos fisicamente localizados em Contagem, com atuação na grande Belo Horizonte e grande São Paulo.
Queremos ajudá-lo a se concentrar no seu negócio, enquanto cuidamos da contabilidade para a sua empresa!
Para mais informações sobre as novidades do mundo contábil, basta chamar a gente no WhatsApp.