Gerir uma empresa é obrigação de literalmente milhões de brasileiros e grande parte deles tem bastante dificuldade para lidar com essa função. Nessas circunstâncias, a gestão contábil é uma importante aliada para elevar suas chances de sucesso.
Acontece que, mesmo com anos de experiência no mercado, muitos empreendedores sequer têm ideia do que é esse conceito. Isso pode ser um indicador do porquê tantas empresas fecham suas portas nos primeiros anos de atividade!
A gestão contábil age de diversas formas dentro de uma empresa, evitando problemas financeiros, tributários e fiscais. Se você possui o próprio negócio e ainda não sabe como utilizar essa ferramenta gerencial, é hora de aprender!
Sendo assim, leia atentamente este conteúdo que produzimos sobre a gestão contábil e entenda por que ela é tão importante para a sua empresa!
O que é a gestão contábil?
Entre todos os mecanismos de máxima importância para um empresário, a gestão contábil está certamente entre eles. Graças a ela, um gestor consegue monitorar os processos internos da sua empresa, avaliar métricas de desempenho, tomar decisões e planejar estratégias com mais assertividade.
O setor de contabilidade de uma empresa, ao realizar essa função, é responsável por coletar diversos tipos de dados. Isso deve ser feito com segurança e precisão, para que as avaliações sejam feitas com eficácia.
Além de tudo isso, a gestão contábil não foca apenas na parte das finanças. O cuidado com as obrigações fiscais também é essencial para um empreendimento, certo? Portanto, isso é mais uma circunstância em que essa ferramenta se faz fundamental.
Desde a organização dos boletos e o pagamento dos impostos até a realização das escriturações e demonstrações, cuidar da parte tributária de uma empresa é uma obrigação que não pode ser deixada de lado. Entenda o porquê a seguir!
Por que é tão importante ter uma gestão contábil na sua empresa
Ter uma gestão contábil de qualidade é essencial para que qualquer negócio se mantenha sustentável, tanto do ponto de vista financeiro quanto tributário.
Uma empresa que negligencia suas obrigações fiscais pode contrair dívidas com muita facilidade, desde uma má gestão das contas a pagar até a contração de multas. Pequenos erros nesse contexto podem virar uma bola de neve!
A reincidência de irregularidades na gestão tributária pode gerar até detenção por parte dos sócios responsáveis por um empreendimento. Além disso, a contração de dívidas também pode levar sua empresa à falência!
Não é preciso nem reforçar o quanto nenhum empresário deseja isso para o seu negócio, certo? Portanto, a gestão contábil acaba sendo a melhor maneira de otimizar essas funções tão importantes para uma instituição!
Entenda os benefícios de uma gestão contábil de qualidade
Executar uma boa gestão contábil é muito importante, e disso você já sabe! Entenda, portanto, os benefícios que esse mecanismo traz para a sua empresa e saiba por que desfrutar deles:
Reduz a ocorrência de fraudes e erros de registro
Não é uma questão de fazer alarde ou chamar atenção: a ocorrência de fraudes é mais comum do que você pode imaginar dentro da gestão de empresas. Especialmente em um país como o Brasil, em que a regulamentação da atividade empresarial é densa, muitos empreendedores optam pelo caminho mais “fácil”.
No entanto, esse não é o caminho certo nem o mais vantajoso, na prática. Ao implementar uma gestão contábil eficiente, que ajuda seu negócio em tantas óticas diferentes, um efeito colateral acaba sendo a redução de erros em registros financeiros e o cerceamento a grande parte das possíveis fraudes nesse processo.
Oferece uma visão ampla e nítida da situação da empresa
Como já dissemos, a tomada de decisão é definitivamente favorecida com a atuação de uma contabilidade dentro de uma empresa, já que o levantamento de dados realizado por esse serviço colabora bastante para esse processo.
Isso ocorre porque, com tantas informações pertinentes, um empreendedor passa a enxergar com mais nitidez a sua empresa e com uma visão panorâmica. Com isso, é mais fácil planejar estratégias de consolidação ou reposicionamento no mercado, bem como na parte financeira.
Ajuda na implementação de um planejamento tributário
Uma das principais funções executadas na gestão contábil de uma empresa é o planejamento tributário. Essa solução serve tanto para assegurar que um empreendimento está regular com suas obrigações fiscais quanto para reduzir sua carga tributária.
Portanto, ao trazer essa ferramenta para dentro de uma instituição que você gere, sinta-se seguro de que a legislação tributária está sendo seguida.
Ademais, ainda tenha tranquilidade ao saber que seu lucro está sendo maximizado com a escolha de um regime tributário mais adequado e com a possibilidade de aproveitar incentivos fiscais!
Gera confiança nos clientes e no mercado
A presença de uma contabilidade não é apenas uma obrigação para grande parte das empresas brasileiras (de todas, exceto para quem é formalizado como MEI). Ela é benéfica por outro motivo primordial: a confiabilidade.
Um negócio que possui uma gestão contábil feita por quem melhor entende do assunto transmite confiança para o mercado: tanto para clientes quanto para possíveis investidores ou instituições financeiras.